Benefícios na prática do Aikido

Benefícios 

A prática do Aikido ajudar a desenvolver autoconfiança e autoconhecimento por meio da arte marcial.

Além disso o praticante adquire uma melhor condição cardiorespiratória, postura e  flexibilidade. No primeiro mês, pode perceber uma significativa melhora na qualidade de vida.

Essa arte marcial pode ser praticada por qualquer tipo de pessoa, em qualquer condição física.

Certamente, no Kitoji Dojo, o seu condicionamento será respeitado e ao longo do tempo você obterá grandes resultados no campo físico e mental.

Ao longo dos treinos, o aluno aprende uma defesa pessoal eficiente, aprimorando os reflexos diante de situações de conflito.

Atividade física por meio do Aikido

Primeiramente, a prática de Aikido não requer nenhuma experiência prévia e pode ser praticada em qualquer faixa etária.

Esta fabulosa arte marcial  reduz o nível de estresse, previne doenças e aumenta a qualidade de vida. Caso queira fortalecer o corpo através da defesa pessoal, o aikido está indicado para você.

O Aikido não é um esporte e nem luta. Essa arte marcial desenvolve a percepção do indivíduo, visando enxergarmos e respeitarmos as leis que regem a natureza (Kannagara no Michi).

Laurindo aplicando um sankyo na Lanuza

Aikido aplicado na polícia e segurança

O Aikido é utilizado em muitas agências policiais e de segurança, porque permite controlar a agressão de forma eficiente e sem provocar a violência.

Logo, isso é algo muito importante no trabalho policial e de um segurança, visto que nem sempre os agressores são bandidos. O Brazil Aikikai possui um curso específico para agentes de segurança chamado “TAKEPOL“.

Nesse treinamento, gera-se uma confiança maior, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais.

Assim, desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-domínio e o conhecimento das qualidades e debilidades próprias.

Takepol Kitoji Dojo

Filosofia no Aikido

O treinamento do Aikido busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre mente e corpo. No dojo também se faz grandes amizades e as pessoas acabam se conhecendo melhor.

Durante o treinamento encontramos barreiras para progredir, e isto frustra o praticante.

A disciplina e a persistência ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos aprendam a passar por essas experiências e superá-las.

Futuramente, isto será muito útil em suas vidas, gerando sucesso pessoal e profissional.

Todos os estudantes, sem exceção, experimentam ciclos no treinamento.

As vezes aprendem rapidamente e “tudo se encaixa” de uma forma bastante satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem.

Os instrutores os corrigem sempre e nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas parecem uma perda de tempo.

Nessas ocasiões temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido. É quando podemos crescer e ir além do que imaginamos.

Por conseguinte, todos lutam para tentar atingir o nível seguinte de graduação e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os outros companheiros.

O nível seguinte de nosso treinamento é sempre difícil para todos, porque é um nível mais avançado e mais alto. Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante e às vezes difícil.

Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver.

Gil aplicando kotegaeshi no Wilton

Escolhendo o local de treino

Fuja de dojos que não são reconhecidos internacionalmente e que os professores sejam de origem duvidosa.

O Brasil está repleto de lugares que se dizem que estão treinando Aikido, mas na verdade não estão.

Comece a praticar o Aikido num dojo vinculado com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão. Assim, a sua prática estará chancelada pela órgão máximo do Aikido Mundial. Essa entidade é mantida pela família Ueshiba e mantém os ideais do Fundador.

Logo, evita-se que o indivíduo começa a treinar recebendo informações distorcidas e adquirindo vícios. Treinar em um dojo supervisionado como o Kitoji Dojo, fiscalizado pelo Brazil Aikikai garante ensino de nível internacional.